domingo, 15 de janeiro de 2012

           VERSÃO DO MARCO                                                          VERSÃO DO REMUS


O REMUS e o MARCO apresentaram-me as suas sugestões para melhorar a fotografia que postei ontem e que em termos de qualidade técnica, não saiu lá muito bem... Gostava muito que me dissessem de vossa justiça e expressassem a vossa opinião. É uma forma de confrontar-mos ideias e de eu ir aprendendo um pouco mais sobre estas matérias.
Qual das duas preferem? E já agora, porquê...se não for pedir demais. 

* Obrigada Remus e obrigada Marco ;)

18 comentários :

João Menéres disse...

Se o MARCO não me levar a mal, prefiro a do REMUS !
Por estar menos constratada, o que, neste caso, permite uma leitura mais completa e mais soft.

Abraços para os dois e um beijo para ti.

João Menéres disse...

Mas a versão do dia 13 do MARCO é-me mais
agradável !...
Que sucedeu ?
Foi na redução do tamanho ?

João Farinha disse...

Eu prefiro a versão do Remus, a outra tem contraste a mais. Perde detalhes nas zonas mais escuras e fica com um composição mais carregada confusa.

Pedro Alves disse...

Então aqui vai:
Gosto mais da versão do Marco (desculpa Remus...). É um p&b mais "carregado", ie, com mais contraste mas sem deixar de ser equilibrado. Acho só que lhe falta algum branco.
A versão Remus é mais "soft", talvez até menos nítida, e muito mais cinzenta. O branco aparece mais, mas desta vez faltam-lhe os pretos.
Se fosse possível "fundir" os dois...

Cla Leal disse...

Rute querida, dentre estas duas perfiro a do Marcos, pelo maior contraste...em minha opinião, a foto ganha mais força ... mas ainda assim, acho que também prefiro a colorida (nesta foto específica)... beijinho

CR disse...

Olá Rute.
Antes de mais, um agradecimento pela visita e pelo comentário. Foi por ele que descobri este teu espaço onde se podem ver excelentes trabalhos.
Vou fazer um primeiro comentário e procurarei continuar a seguir os teus trabalhos, na medida que o tempo permita (somos já tantos, que por vezes se torna difícil arranjar tempo para chegar a todos).
Mas pronto, quanto a esta fotografia, apesar de ser um grande adepto do P&B que, em geral, traz mais dramatismo, mais intensidade às fotografias, neste caso, a minha preferência vai para a versão colorida.
Aquele azul forte contrasta com os cabelos e com a imensidão da areia e dá um toque especial à foto.
Nas versões a P&B, apesar de terem sido editadas por dois excelentes fotógrafos, acho que lhes falta o branco (que já não existe na foto original, claro). Daí a minha preferência.

Fábio Martins disse...

Entre as duas, prefiro a do Marco porque tem mais tons escuros que a do Remus.

mfc disse...

Já tinha referido que preferia a de cor pelas razões lá expostas.
Mas entre estas duas prefiro a do Remus por ser menos contrastada, o que se adequa à prece e leveza que a foto sugere.

L.Reis disse...

Já eu, não diria que tenho preferência. Acho que cada uma delas transmite uma mensagem diferente, uma apostando no forte contraste entre luz e sombra, acentua as formas e atrai o olhar para a figura; a outra atenuando e suavizando essa diferença, diluí mais os elementos no contexto, acentuando a serenidade da cena. Acho que no final tudo se resume à ideia que queremos passar (pelo menos é asim que eu vejo a "coisa" :))

Sérgio Pontes disse...

Pessoalmente prefiro a do Marco, gosto de preto e branco com contraste devidamente acentuado. Abraço

IRIS disse...

pois eu gosto das duas. são fotografias diferentes. por carga de ADN, tendo para imagens mais contrastadas, particularmente se forem a p&b. no entanto, como diz a L.Reis, a ideia é que comanda e técnica, pelo que as opções dependem do que se quer transmitir. a versão do Marco tem uma força muito interessante, mas a do Remus expressa mais a doce intensidade da tua mensagem.
e pronto, eis a minha muitíssimo humilde opinião e outro e grande beijo

João Menéres disse...

Esta dupla postagem foi um sucesso, RUTE !
Dou os parabéns ao triunvirato !

Rute disse...

Quero agradecer a TODOS por terem vindo até aqui e terem participado com as vossas opiniões, criando assim um pequeno debate em redor de uma fotografia com duas, vá...três versões.

Quero deixar uma palavra de boas-vindas ao CR, porque é a sua 1ª visita aqui à Efémera.

...ainda gostava de ouvir o REMUS e o MARCO...então depois falo eu...

Beijinhos, abraços, cumprimentos para todos, conforme as preferências :))

Adelina Silva disse...

Gosto da TUA versão (a cores e a p&b). A estratégia de solicitar versões a "experts" é excelente e aprendemos sempre muito. Perguntaste a dois, mas poderias ter perguntado a dez que todos apresentariam versões diferentes. De qual gosto mais? A original é sempre a melhor.

Remus disse...

Eu não posso falar mal da minha versão.
:-)

Mas é um facto que tenho um gosto muito particular, pelas fotografias a preto e branco que são mais "light".
Mas queria saber como vai ser realizado pagamento dos serviços de consultadoria fotográfica? Passo a factura em nome de quem? :-P

Marco C. disse...

Falto eu aqui :) Na "minha" foto prefiro os tons e contraste na areia. Acho q ficou mais nitida e melhor exposta. Contudo, relativamente à modelo, prefiro a do Remus. Na minha versão ela ficou com o cabelo demasiado escuro. E o ombro dela ficou tb mais "vivo" na foto do Remus. A soluçao seria retirar a modelo da foto do Remus e colocá-la na mha versão :)

Rute disse...

CAROS FOTÓGRAFOS E FOTÓGRAFAS

Confesso que as minhas expectativas em relação à vossa participação, ultrapassou todas as expectativas. Gostei muito de vos ouvir porque aprendi imenso! acho que vou fazer este género de coisas mais vezes, hehehehehe. É muito interessante ver como existem gostos tão diferentes, da parte de tão bons fotógrafos, sobre uma mesma fotografia!!!

Agora vou dar a minha modesta opinião. Aqui vai:
De todas as versões, prefiro a original, a cores. Das versões a P&B, concordo com o Marco, ou seja, a 'Modelo' do Remus está mais atractiva mas a área circundante sai mais favorecida na 'versão Marco'.

Mais uma vez obrigada a todos pelas vossas opiniões e um especial obrigado ao REMUS e ao MARCO por terem contribuído com o seu engenho para o melhoramento da minha modesta fotografia...;)

1 beijo para cada um

Marco C. disse...

acho q sim. deves fazê-lo mais vezes. assim desafiamo-nos uns aos outros, de forma saudável, e aprendemos tb uns com os outros partilhando este género de coisas :) Cá estaremos p acompanhar!