domingo, 3 de abril de 2011


Da importância da Música...



 " (...) A mim emociona-me mais a música. É uma questão de idade, certamente. Acho que sei muita coisa de cor, já disse; fecho os olhos e consigo lembrar-me de muitas obras, ou fragmentos de obras...Se me levassem os livros todos, manteria muitos, todos os que tenho comigo, cá dentro. Já a música é-me absolutamente indispensável. Sem música poria termo à vida de imediato. A música é agora para mim, o mysterium tremendum. O que é a música afinal? Porque razão causa determinada reacção numa pessoa, e noutra algo completamente diferente? Não fazemos ideia de como funciona a música dentro de nós. Se passar por uma janela aberta, e lá dentro estiver alguém a tocar piano, a melodia que ouviu não o abandonará jamais. (...).
A música afigura-se-me como um extraordinário milagre. Os animais são capazes de produzir sons, os pássaros cantam, mas a música considero-a humana, profundamente humana, e não poderia jamais viver sem ela. Mais: o simples facto de poder ouvir música é uma recompensa inestimável (...)."

George Steiner
in Revista Ler - Março-2011



11 comentários :

Clarice disse...

como eu o entendo...

E tu Rute, sempre a ouvir o piano do prédio do lado?!:):)) (ai, se ele nos ouve...:))

Rute disse...

Clarice

...nem tu imaginas!...uma pessoa aqui a querer estudar ( sim, que eu só tinha olhos para os deveres escolares...) e o nosso amigo aqui ao lado, sempre na ramboia, a tocar piano todo o santo dia, qual Cigarra despreocupada...
Mas afinal onde é que ele anda, senhores?!!!

1 beijo para ti e outro para ele:)

Clarice disse...

como eu te entendo... eu também só tinha olhos para os deveres escolares... daí a esperteza :)

ele anda a costurar uma manta de retalhos...:)ainda hoje lhe fui entregar linhas e um Didal:))

1 beijo para ti e outro para ele:)
(adoro imitar os outros, neste caso, tu:))

Helder Ferreira disse...

Concordo plenamente. Levem-me os livros todos, mas não a música. :)

Rute disse...

Helder

A música é qualquer coisa de extraordinário!...
Realmente o Ser Humano é capaz do melhor... e do pior...

1 beijo:)

the dear Zé disse...

pois eu cá não lhe ligo nenhuma...

bêjo

Rute disse...

dear Zé

...pois eu não acredito ;)...

E se ela for ter contigo e for mesmo muito boa?!....

1 beijo :)

Remus disse...

Eu passo bem sem música.
Consigo estar semanas sem ouvir uma música.
No carro, nunca ligo o rádio nem coloco qualquer tipo de música.
Em casa, a aparelhagem até avariou por falta de uso...
Enfim, sou uma tristeza!
:-) :-)

Rute disse...

Remus

Pois...cada um é como cada qual...ela a mim faz-me muita falta...quando passo muito tempo sem ouvir música, começo a ficar 'esquisita da cabeça' :))))

1 beijo ;)

L.Reis disse...

ah pois...a música é capaz de encher qualquer vazio! mesmo que seja um vazio enorme e tenha um buraco no fundo!

Yanneck disse...

Começo a desconfiar da qualidade de construção desses prédios...
ai começo começo!!!


Essa malta da ICOSAL nunca me enganaram...
Bandidos!


Bj