terça-feira, 22 de setembro de 2015

Desabafos de uma mãe a ver as filhas crescerem demasiado depressa...



Fotografia de Maria Fernandes


Esta fotografia não é minha, mas gostava que fosse...Foi tirada no Acampamento de Verão, em Viseu, pela Maria Fernandes que é uma das chefes do Agrupamento 900. eu já vou procurar o site dela para deixar aqui, porque vale a pena ver! 

O que posso dizer mais?...que é a Ritinha e sempre será porque é a mais nova e eu não quero que ela cresça tão depressa como cresceram as irmãs...é o meu mar, o meu sol, a minha princesa, o meu pardalito que já voa demais para o meu gosto! A Rita não pára sossegada...são os Escuteiros, é a paixão pela música e pelo Teatro... o Ukelele, que tem na fotografia, é a guitarra, o piano, a dança, o desenho...
Hoje já me disse, - mãe, amanhã e 5ªfeira vou fazer audições para ver se entro para a classe de dança das 'Fox'...
Eu : Mas não estás com um torcicolo?! Como é que pensas dançar se não consegues mexer o pescoço?!!
Rita : Mas amanhã já consigo...
Eu: Não me parece, devias adiar a audição de amanhã e ires só a partir de 5ªfeira.
Rita : Não mãe, eu amanhã já estou boa...
Eu: Talvez melhorzinha, se tomares um analgésico umas horas antes...mas mesmo assim!
Rita - Tenha a minha aula normal às 19h, com as Eagle's (Dança contemporânea) e depois às 20.30h, vou para as Fox (Hip-Hop), ver se a professora me acha boa para entrar na classe delas.
Eu: E já pensaste quando é que vais ESTUDAR???? E DESCANSAR a cabeça e o corpo????
Rita : Ah mãe, tenho imenso tempo para isso... e em casa tenho que treinar a flexibilidade que é o meu ponto mais fraco! 

Quem leu o que escrevi, deve pensar, "mas esta mãe deixa a filha fazer tudo o que quer"?!!! Tudo não deixo...mas nestas coisas não a consigo contrariar, até ao momento em que eu veja que ela está a descurar (para além da conta) os estudos ou a ficar cansada. Mas a verdade é que tem dado bem conta do recado, não é uma excelente aluna, mas é tão feliz com a vida que leva...e depois não acusa o tal cansaço e eu não tenho por onde pegar...Vale-lhe a sorte de cair na cama e adormecer mal deita a cabeça na almofada! 
Também já lhe disse que para o ano que vem tem que começar a ter boas notas para poder escolher a área que quer seguir...e ela imediatamente:" ARTES"... fazer o quê? Se as minhas filhas estão felizes, eu estou feliz por elas e com elas. 
A partir de uma certa idade (e agora refiro-me às mais velhas: Inês-23 e Sofia-21) procurei não interferir nas suas opções, apesar de às vezes pensar que se vão dar mal com esta ou aquela escolha, mas por muito que me custe...a vida é delas e não sou eu que vou cá estar a vive-la e, pela ordem natural das coisas, assim espero, ainda cá ficarão muito tempo depois de eu partir.
Independentemente das escolhas que fazem, tento apoia-las, incentiva-las e estar cá, disponível, para o que der e vier, para os fracassos e para os sucessos, pois por muito que nos custe ver os filhos em dificuldades e em sofrimento, ninguém se vai embora desta vida ileso, sem a sua quota parte de maus momentos e pedras no caminho!

5 comentários :

João Menéres disse...

Não descures a orientação.
O rumo a elas pertence...


Um beijo.

Rui Pires - Olhar d'Ouro disse...

E crescem bem depressa...
Interessante publicação Rute!
Bj

Manu disse...

Ao ler o que publicaste sobre a tua Ritinha revi a minha adolescência e toda a energia que tinha.
Também eu gostava de me dedicar às artes.. dançar, cantar, aprender a tocar piano, fazer teatro, infelizmente não pude concretizar todos os meus sonhos os tempos eram outros.
Felizmente podes dar à tua menina a possibilidade de concretizar todos os dons que tem e certamente a verás crescer livre e feliz fazendo o que mais gosta.

Beijinhos Rute

Remus disse...

Não! Não! Não!
Filhas minhas, ficarão fechadas em casa até pelo menos os 30 anos. Só a partir dessa idade é que poderão começar a sair à rua sozinhas. E mesmo assim, eu vou de longe segui-las, não vá o diabo tecê-las.
Se calhar é por estas e por outras que não tenho filhos.
:-D

Parabéns às filhas todas e um beijinho à mãe galinha. :-)

Ana Freire disse...

Os primeiros voos dos nossos passarinhos... são sempre tão sentidos e receados para as mães...
Mas é assim... o tempo também voa... e tudo passa tão rápido... há que aproveitar enquanto estão debaixo da asa... e ao mesmo tempo, ensiná-los a voar... sem se magoar muito...
Adorei a sinceridade do texto!
Beijinhos, Rute!
Ana