domingo, 30 de setembro de 2012

Escutismo




   "Constatamos, infelizmente, como uma tendência muito típica do nosso tempo e muito instalada nos nossos sistemas e instituições, supostamente educativos, esta ansiedade paralisante e obsessiva, com evidências de verdadeira patologia, de tudo querer sistematizar, normalizar, institucionalizar, ordenar, classificar, avaliar, enquadrar, formatar, dividir para perceber, formular vários níveis de objetivos, definir e estabelecer metas, elaborar grelhas e gráficos com o recurso a irresistíveis imagens em powerpoints, etc., etc.
E a nossa escola de hoje reproduz, qual fábrica de produzir robots, toda esta linha de pensamento, completamente aberrante e destruidora, a prazo, da nossa já ténue humanidade.
Importar e escolarizar o nosso movimento com estes desvarios cientifico-pedagógicos e copiar este tipo de abordagens e modas pseudo-educativas, muito em voga no universo educacional atual, é correr um sério risco de esmagar aquilo que é mais puro e genuíno e que no fundo sempre constituiu a parcela mais importante da fórmula verdadeiramente mágica do escutismo: as lições de vida do ar livre, a sabedoria do joelho esfolado, o entusiasmo do jogo, com a sua natureza aleatória e de grande incerteza, o risco e o gosto pela aventura, o inesperado e o irrepetível, o imprevisto, o espontâneo, o informal, a criatividade, o original, o genuíno e o puro,…


Pedro Saraiva, in  Campo de Verão

* Lançamento do livro Campo de Verão, dia 05 de Outubro, pelas 16h, na FNAC de Alfragide - Alegro



12 comentários :

Clarice disse...

A falta de intenção em não deixar crescer "ao ar livre" ... espelha a forma rígida tão característica de algumas instituições/ pessoas, que ignoram os outros como seres únicos... a falta de "elasticidade", ou mesmo a ausência dela , é assustadora!
Mas...:) há lugares onde se pode cair no chão, trepar, descer, ouvir os outros rir e só assim construir, brincar e ser-se único e não se ser só... só de solidão e só de tão pouco... há esses lugares feitos de pessoas únicas, e ainda bem que eu conheço um onde tu também estás , menina Rute:)
O Pedro está de parabéns e o livro é mais uma certeza disso mesmo!

Beijinho aos manos (todos:)

Remus disse...

Leio estas palavras e lembro-me das "sábias palavras" do Sérgio Aires a respeito do escutismo e das coisas que se possivelmente se passariam lá dentro... Foi uma noite bem disposta e passada
:-P

A rapariga (sua filha?) está a tentar que as letras entrem directamente para dentro da cabeça?
Isso é capaz de ser perigoso. Não?
:-)

Rute disse...

Clarice

Vejo que o teu computador já está limpinho pela quantidade de palavras que já consegues transpor aqui para este meu...;)

Obrigada pela tua pequena/grande reflexão...felizmente que andamos no mesmo barco, amiga

Beijinhos dos manos todos:))

Rute disse...

Remus

...não te de deves esquecer que o Sérgio já estava etilizado e não dizia coisa com coisa...ehehehehheh;)
E sim, foi uma noite muito bem passada e a repetir, claro está!

É a Rita, sim...ele passou todo o conteúdo do livro para dentro do cérebro por osmose;)

1 beijo

Marina Linhares disse...

Adorei a foto, Rute.
Gosto dessa combinação de imagem com texto, aliás, muito bem elaborado.
Bjs.

ZEKARLOS disse...

Muito bem apanhado este momento para ilustrar essas palavras. Bjs

Existe um Olhar disse...

As palavras acompanhadas com a foto fizeram com que me viessem à memória os belos tempos em que fui escuteira, na altura as meninas chamavam-se guias, não sei se agora é assim.
Foram tempos de aprendizado para a vida, em que pela primeira vez tomei consciência do quão importante é trabalhar em equipa.
Tenho a certeza que a tua filhota vai adorar e que vai colocar em prática valores que lhe servirão pela vida fora.

Beijinhos Rute

Ana disse...

Concordo com tudo o que foi escrito neste texto, infelizmente é uma realidade, as crianças estão a ser muito mal "formatadas", e um dia serão elas que vão tomar conta de nós e governar o país...

Rute disse...

Marina

Muito obrigada:)

1 beijinho

Rute disse...

ZEKARLOS

Gracias:))

1 beijo

Rute disse...

Manu

Também eu fui escuteira e sinto muitas vezes saudades! Lembro-me das Guias e penso que ainda existem.
Continuo a estar 'em cima do acontecimento' porque tenho lá duas das minhas filhas, praticamente todos os sobrinhos e este meu irmão que escreveu o livro.

1 beijinho e 1 bom fim-de-semana

Rute disse...

Ana

Pois é...penso que a sociedade (no geral) está gravemente doente...

muito obrigada pela tua visita e pelas palavras:)

1 beijinho